quarta-feira, 15 de setembro de 2010

União Europeia X Estados Unidos

União Europeia X Estados Unidos

O crescimento e o fortalecimento da União Européia acarretou transformações no cenário geopolítico internacional.
Geopolítica é a organização do espaço de acordo com os interesses políticos e econômicos.
A U.E intensificou suas relações com países fora do bloco, aumentou suas exportações, fortaleceu a valorização do euro, que passou a competir como moeda de referência nas transações comerciais internacionais.
A expansão comercial desse bloco com outros países, faz com que os EUA percam parte de sua hegemonia (domínio) mundial, conquistada na Guerra Fria, quando havia maior influência dos norte americanos sobre os países europeus capitalistas que se opunham ao bloco socialista.
Guerra Fria disputa pela expansão do capitalismo e do socialismo entre os EUA e a Ex União Soviética (URSS).
Prevendo esse declínio político, os EUA vem ampliando sua influência sobre outras regiões do globo.
Década de 1990 ►Europa ►Tratado de Maastricht ►organiza o comércio com os países europeus e o mundo ►EUA►Cria o NAFTA ►Estratégia do governo norte americano para estender os domínios econômicos do país e fazer frente ao fortalecimento do bloco europeu.
ALCA (1994) ►EUA cogitou criar a ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas) ►empregando toda a influência que exerciam sobre os países latino americanos ►onde estão instaladas muitas de suas multinacionais►a fim de assegurar seus interesses comerciais e ampliar sua i nfluência na América Latina.
A concretização da ALCA ►garantiria a dominação da economia norte americana sobre os países latinos americanos e ainda contribuiria para inviabilizar um possível acordo de cooperação econômica entre a América Latina e a EU.
2000-2001 Por imposição dos EUA ►antecipam a assinatura do ALCA para 2003►estava programada para 2005.
Objetivo dos EUA (ALCA)► manter seu poder de influência no mundo, competir com a UE que cada vez mais cria condições econômicas e políticas, que lhe possibilitam concorrer com os EUA em escala planetária.
Interesse dos EUA (ALCA) ► fortalecer sua economia, integrando-se a outros países e criando um bloco econômico com o intuito de impedir o avanço da UE.
UE É uma ameaça a hegemonia econômica norte americana, porque apresenta-se cada vez mais sólida e vem sobrepondo à norte americana, principalmente com relação ao comércio mundial.
A economia da UE apresenta uma relação comercial maior com outros países, considerando o Nº de exportações ►5,869 bilhões de dólares em 2006 e 5,901bilhões de dólares em importações, também em 2006.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Texto para reflexão sobre a política brasileira

A cotovia e os sapos
Adaptação bem-humorada de fábula chinesa

Era uma vez uma sociedade de sapos que vivia no fundo de um poço escuro e profundo, do qual nada se via do mundo exterior. Eram governados por um enorme sapo-chefe, mas a classe de trabalhadores mais chegada ao tirano o chamava de Cardosão. Ele se dizia soberano naquele lugar e era dono de tudo que saltava ou rastejava. Todos os sapos trabalhavam para ele. Não movia uma palha.
A coletividade de sapos era obrigada a trabalhar naquele ambiente fétido e úmido para encontrar no lodo vermes e insetos para engordar mais ainda o sapo Cardosão.
De vez em quando vinha uma cotovia excêntrica que voava dentro do poço e contava para os sapos as maravilhas que vira em suas viagens pelo imenso mundo lá fora. Falava do sol, da lua e das estrelas, das montanhas altaneiras, dos vales férteis e dos vastos mares, e ainda da delícia de explorar o espaço infinito.
Sempre que a cotovia chegava o sapo Cardosão recomendava aos sapos trabalhadores que ouvissem atentamente tudo o que aquele pássaro amalucado tinha para contar. O sapo Cardosão, que era meio surdo e de cultura duvidosa, nunca sabia direito o que a cotovia estava dizendo e falava para os trabalhadores que a cotovia se referia "à terra feliz para onde vão todos os sapos bons..."
Uma parte dos sapos trabalhadores acreditava no que o sapo Cardosão dizia e ficava cética em relação ao que a cotovia falava. Outra parte, menos expressiva, começava a ficar encantada.
Entretanto, havia entre eles um sapo-filósofo (um tal de Inácio da Selva), que formulara uma idéia nova e interessante a respeito da cotovia. "O que a cotovia diz não é exatamente uma mentira", dizia ele. "Nem é loucura. Na verdade, ao falar dessa maneira esquisita, ela está se referindo ao lugar maravilhoso em que poderíamos transformar esse poço, se quiséssemos. Quando ela fala do sol e da lua, está se referindo às magníficas formas de iluminação moderna que poderíamos adotar para eliminar as trevas em que vivemos.
Quando canta céus altos, refere-se à saudável ventilação de que deveríamos gozar, ao invés dos ares úmidos e fétidos a que nos acostumamos. E o mais importante: quando a cotovia enaltece o vôo altivo e livre entre as estrelas, refere-se à liberdade que todos teremos quando nos livrarmos da opressão do sapo-chefe. Vêem? Não devemos desdenhar o pássaro. Em lugar disso, ele deve ser apreciado e louvado por nos proporcionar uma inspiração que nos livra do desespero".
O sapo Inácio virou a cabeça dos sapos trabalhadores. Eles agora passaram a olhar a cotovia com outros olhos. Não demorou muito e fizeram a revolução (elas sempre acabam vindo). Os sapos trabalhadores pintaram a imagem da cotovia em seus estandartes e marcharam para as barricadas, fazendo o máximo que podiam para, com o seu coaxar, imitar o belo canto daquele amável pássaro. O sapo-chefe Cardosão foi derrubado de seu poder. O poço escuro e úmido tornou-se magnificamente iluminado e ventilado, transformado em um lugar muito melhor para viver. Além disso, os sapos experimentaram um novo e gratificante lazer, acompanhado de muitas delícias dos sentidos - justamente como o sapo-filósofo havia previsto.
Mas a cotovia continuou fazendo visitas ao poço, contando histórias do sol, da lua, das estrelas, de montanhas, vales e oceanos e esplêndidas aventuras vividas nos céus. O sapo-filósofo mais uma vez entra em ação: "Quem sabe esse pássaro não seja mesmo maluco? Já não temos necessidade dessas canções enigmáticas. E, seja como for, é muito cansativo ter de escutar fantasias quando já perderam sua relevância social".
Vai daí, um dia a comunidade de sapos conseguiu capturar a cotovia. Empalharam-na e colocaram-na no recém-construído Museu Cívico -com entrada gratuita- em lugar de honra...