quarta-feira, 15 de setembro de 2010

União Europeia X Estados Unidos

União Europeia X Estados Unidos

O crescimento e o fortalecimento da União Européia acarretou transformações no cenário geopolítico internacional.
Geopolítica é a organização do espaço de acordo com os interesses políticos e econômicos.
A U.E intensificou suas relações com países fora do bloco, aumentou suas exportações, fortaleceu a valorização do euro, que passou a competir como moeda de referência nas transações comerciais internacionais.
A expansão comercial desse bloco com outros países, faz com que os EUA percam parte de sua hegemonia (domínio) mundial, conquistada na Guerra Fria, quando havia maior influência dos norte americanos sobre os países europeus capitalistas que se opunham ao bloco socialista.
Guerra Fria disputa pela expansão do capitalismo e do socialismo entre os EUA e a Ex União Soviética (URSS).
Prevendo esse declínio político, os EUA vem ampliando sua influência sobre outras regiões do globo.
Década de 1990 ►Europa ►Tratado de Maastricht ►organiza o comércio com os países europeus e o mundo ►EUA►Cria o NAFTA ►Estratégia do governo norte americano para estender os domínios econômicos do país e fazer frente ao fortalecimento do bloco europeu.
ALCA (1994) ►EUA cogitou criar a ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas) ►empregando toda a influência que exerciam sobre os países latino americanos ►onde estão instaladas muitas de suas multinacionais►a fim de assegurar seus interesses comerciais e ampliar sua i nfluência na América Latina.
A concretização da ALCA ►garantiria a dominação da economia norte americana sobre os países latinos americanos e ainda contribuiria para inviabilizar um possível acordo de cooperação econômica entre a América Latina e a EU.
2000-2001 Por imposição dos EUA ►antecipam a assinatura do ALCA para 2003►estava programada para 2005.
Objetivo dos EUA (ALCA)► manter seu poder de influência no mundo, competir com a UE que cada vez mais cria condições econômicas e políticas, que lhe possibilitam concorrer com os EUA em escala planetária.
Interesse dos EUA (ALCA) ► fortalecer sua economia, integrando-se a outros países e criando um bloco econômico com o intuito de impedir o avanço da UE.
UE É uma ameaça a hegemonia econômica norte americana, porque apresenta-se cada vez mais sólida e vem sobrepondo à norte americana, principalmente com relação ao comércio mundial.
A economia da UE apresenta uma relação comercial maior com outros países, considerando o Nº de exportações ►5,869 bilhões de dólares em 2006 e 5,901bilhões de dólares em importações, também em 2006.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldo!

Anônimo disse...

Vai cagar no mato

Anônimo disse...

Muito bom o artigo!!!

Anônimo disse...

esta bom