sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A reunificação das antigas Alemanha e UE X EUA folha 5

Apesar de ter sido arrasada após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu se reconstruir graças aos financiamentos e investimentos obtidos dos Estados Unidos no pós-guerra. Por ter recebido ajuda de países socialista e capitalista teve que ser dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). A partir de 1990, com a queda do socialismo, houve a reunificação da Alemanha.
A Alemanha é a economia de mercado mais importante da Europa e uma das três grandes potências econômicas do mundo, juntamente com os Estados Unidos e o Japão. A reunificação das antigas Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista), no final da década de 19980, fez surgir a maior potência econômica da União Européia e a terceira maior economia do mundo, atrás apenas dos E.U.A e do Japão. Atualmente, a Alemanha unificada cresce em níveis espantosos. Com um PIB três vezes superior ao brasileiro, a nação germânica (Países do Norte da Europa) abriga importantes centros financeiros, como Berlim (capital do país), Bonn e Frankfurt; abriga também as mais importantes aglomerações industriais da Europa, como aquelas dos vales dos rios Reno e Rhur e das cidades de Colônia e Hamburgo. Os maiores destaques da indústria alemão são as multinacionais do setor automobilístico, como a Volkswagem, a Mercedez–Bens e a BMW, empresas que possuem subsidiárias em vários países do mundo. A sede da Volkswagem fica em Wolfsburg, na Alemanha.
O Muro de Berlim que separava a Alemanha Ocidental (capitalista) da Alemanha Oriental (socialista), construído primeiro de arame farpado e depois de bloco e cimento foi considerado símbolo da Guerra Fria.

União Européia X Estados Unidos

Além das mudanças que a UE ainda deverá provocar no próprio continente europeu, o fortalecimento desse bloco econômico também acarretará transformações no cenário geopolítico internacional.
Nas últimas décadas, a UE intensificou suas relações com outros países do mundo. Na medida em que isso ocorreu, os EUA perderam parte de sua hegemonia mundial, sobretudo aquela estabelecida durante a Guerra Fria, quando havia maior influência dos norte - americanos sobre os países europeus capitalistas que se opunham ao bloco socialista.
Para evitar esse declínio político, o governo norte-americano vem ampliando sua influência sobre outras regiões do globo. Logo após o estabelecimento do Tratado de Maastricht, por exemplo, no início da década de 1990, os EUA articularam a formação do Nafta ( Acordo de Livre Comércio da América do Norte), que incluiu o México e o Canadá. Assim, o Nafta constituiu uma estratégia do governo norte - americano para estender os domínios econômicos do país e fazer frente ao fortalecimento do bloco europeu.
É justamente por esse motivo que os EUA também vinha-se empenhando na criação do Alca (Acordo de Livre Comércio das Américas). A concretização desse acordo garantiria a dominação da economia norte-americana sobre os países latino- americanos e ainda contribuiria para inviabilizar um possível acordo de cooperação econômica entre a América Latina e a União Européia.A maior pressão norte-americana feita na América Latina foi no final da década de 90 e início de 2000.
O que o governo norte-americano pretendia, na época, com a assinatura do ALCA, era manter seu poder de influência no mundo, visto que a UE estava criando condições econômicas e políticas que possibilitavam concorrer com os EUA em escala planetária.

Nenhum comentário: